quarta-feira, 27 de abril de 2011

Boa tarde
Socializo neste post um texto que achei interessante e julgo ser relvante.
O Texto foi retirado de uma revista da FECOMÉRCIO

“Quem se aprimora naquilo de que gosta tem muito mais chances de alcançar grandes objetivos”.
Por Eduardo Ferraz
Atingir a excelência: esforço ou talento?

Todo bom profissional sonha um dia ser reconhecido pelo seu trabalho. Espera ser promovido, requisitado, famoso, ganhar mais, ajudar os outros, às vezes tudo isso ao mesmo tempo. Entretanto, esse sucesso só poderá ser conseguido quando atingirmos a excelência em nossa área de atuação. Mas será que existe um jeito fácil e rápido de alcançá-la? Não, infelizmente não há!

Talento é uma aptidão para obter um desempenho melhor que o da maioria das pessoas. Porém, talento sem esforço não gera resultados consistentes. A excelência só pode ser atingida por meio de um longo caminho a ser percorrido. É preciso descobrir o seu talento e trabalhar para aprimorá-lo. O principal fator para se atingir a excelência é a “prática deliberada”.

Prática deliberada é aquilo que se faz, especificamente, para melhorar o desempenho. É o estudo, o treinamento e a repetição, tendo como meta o desempenho impecável. O especialista supertreinado e com paixão pela atividade produz mais para si e pra quem o cerca. Segundo Geoff Colvin, autor de Best Sellers e editor da revista Fortune, A prática precisa seguir cinco fundamentos básicos:

-Deve ser Planejada: é preciso estudar técnicas que melhoram o desempenho;
-Deve ser repetida: o treinamento e a repetição insistente das melhores técnicas é que trazem consistência;
-Deve ser reavaliada continuamente: caso os resultados estejam abaixo do esperado, deve-se planejar novamente, ou utilizar mais tempo com treinamento;
-Exige esforço intelectual: é necessária a busca constante da melhoria do que já está sendo bem feito. É muito importante continuar a ler, fazer cursos e aprender com quem já atingiu o topo;
-Exige dedicação: sucesso exige mais suor do que prazer. Virar referência e ser um dos melhores não costuma ser uma atividade animada e divertida. É preciso que estude, trabalhe e se prepare 50% a mais do que  média das pessoas.

Não se conhecem casos documentados em que alguma pessoa tenha obtido a excelência com menos de 10 mil horas de prática deliberada. Mozart, por exemplo, criou a sua primeira obra-prima aos 21 anos, após acumular mais de 15 mil horas de prática musical.

Quem se aprimora naquilo que gosta tem muito mais chances de alcançar grandes objetivos. Médicos, engenheiros, vendedores, ou quaisquer outros profissionais talentosos, com mais horas de práticas deliberadas serão sempre os melhores. Já diria Aristóteles, há mais de 2.300 anos: “Somos aquilo que fazemos repetidamente. Portanto, a excelência não é um ato, mas um hábito”.


Fique a vontade para postar os seus comentários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário