quinta-feira, 10 de março de 2011

Cérebro pra que te quero

Ou seria... pernas para que te quero.
O mundo hoje nos mostra possibilidades antes jamais imaginadas e, com isso o nosso cérebro, caso tenhamos a pretensão de tentar acompanhar as mudanças da contemporaniedade, com certeza, é o órgão do nosso corpo que mais está sendo exercitado e em condições de se apresentar em perfeita forma.
Outro aspecto que merece destaque nas comparações com os tempos presente e passado (ah... no meu tempo), dizem respeito a forma como os adolescentes e as crianças interagem com esse novo mundo de possibilidades e, como o seu cérebro já está mais preparado e mais desenvolvido para a ginástica da mudança e da aprendizagem. Se olharmos para trás, veremos uma época onde as pessoas sequer tinham acesso a rádio ou a um jornal impresso, ou seja, o que conheciam era o mundo que elas vivam e o que os famíliares transmitiam de sua história e de sua vivência. Passamos para um segundo momento onde muitos da dita Geração X aprenderam a conviver com a Televisão e a conhecer além do mundo que o cerca e das histórias familiares, o mundo mostrado pela televisão e pelas análises criticas de seus pensadores. A evolução disso: hoje adolescentes, crianças e, mesmo jovens, com acesso incontável dos mais diversos meios de comunicação (TV aberta, Internet (Blog, sites, midias sociais, wikis)), onde não existe mais o limite do mundo que eu conheço, pois passo a ter condições de conhecer o mundo todo e não apenas na forma como poucos o veem, mas na forma como o próprio universo ao mesmo tempo o concebe, o critica e o recria.  Aqui continua valendo a expressão .. antigamente era diferente, ou ahhh no meu tempo.... Realmente esse tempo mudou e não tem como não se dar conta disso. O cérebro dessa nova geração está preparado para pensar diferente e conduzir as suas ações e a sua ginástica diferente e nós... como olhamos para isso ou melhor, como nossas pernas estão preparadas para acompanhar o cérebro das novas gerações. O desgaste físico não é apenas corporal, mas também mental ... A quem diga que o pensamento e ação dessa nova geração está condicionado para a simultaniedade e esse é o assunto do próximo post.

Um comentário:

  1. A informação hoje chega quase que instantaneamente, e nosso cérebro muitas vezes não da conta de absorver e guardar a longo prazo todas estas informações.

    ResponderExcluir