sábado, 14 de abril de 2012

Procura-se Profissionais??


Que tal pensarmos sobre a mais importante das tecnologias: o ser humano.

Quando eu iniciei as minhas atividades na SETREM como professora do Curso Técnico em Informática e fui convidada a assumir a coordenação do curso vivíamos a seguinte realidade: nem todas as empresas aceitavam estagiárias e praticamente todos os estágios eram sem remuneração. Hoje faltam profissionais e, as empresas não só querem como disputam e remuneram adequadamente os estágios curriculares. Contudo estamos vivendo uma grande carência de profissionais, pois além das questões técnicas é preciso considerar que muitos profissionais qualificados acabam sendo afastados pelas suas atitudes pessoais, ou seja, além de não ter profissionais suficientes, alguns ainda perdem os seus postos devido as suas condutas pessoais.

Existem três formas das pessoas ingressarem no mundo do trabalho: A Operacional, a Profissional e a Gerencial. A operacional é a que mais se conhece e que vem de mais longa data, onde as pessoas são contratadas para realizar, na maioria das vezes atividades braçais, (operacionais), que não requerem maiores conhecimentos e são normalmente rotineiras. As atividades profissionais são as que demandam  formação e conhecimento técnico especializado e, as atividades gerencias são reservadas a lideres de processos e pessoas que, na grande maioria das vezes, são oriundos do meio profissional e ou operacional.

O que acontece é que vêm crescendo o número de postos de trabalhos voltados as carreiras profissionais e na mesma proporção diminuindo os operacionais. As pessoas vêm acompanhando esse desejo e querendo estar em trabalhos mais qualificados, contudo a contramão acontece no processo de qualificação, pois como o conhecimento técnico exige estudo, dedicação, força de vontade e superação muitas pessoas acabam se sujeitando a disputar vagas operacionais enquanto que as empresas têm vagas sobrando nas áreas técnicas. Além disso os conhecimentos técnicos são na sua grande maioria resultado do trabalho de equipe e as pessoas não são preparadas para essa realidade.

Uma das formas de se buscar uma profissionalização técnica é realizar um Curso Técnico. Os cursos técnicos trabalham com foco no desenvolvimento de competências, sendo o segmento educacional que mais se aproxima da realidade técnica das empresas. Na SETREM todos os cursos técnicos tem estágios como um quesito obrigatório pós curso. Com isso, muitas parcerias foram construídas ao longo dos anos com empresas de diversos segmentos. Hoje se vive uma situação preocupante: temos mais vagas para técnicos do que pessoas interessadas em se qualificar. Não conseguimos dar conta de colocar no mercado de trabalho o número de profissionais suficiente para atender a demanda das empresas parcerias. Com certeza essa realidade é vivenciada no Brasil todo e tende a se agravar.

As pessoas que agarram as oportunidades e entendem que o investimento de recursos, tempo e garra para se profissionalizar podem fazer a diferença no seu futuro estão se dando muito bem, crescendo profissionalmente e como pessoas e desenvolvendo os meios nos quais interagem.

Um fato importante a salientar é que muitas vezes se vende a ilusão de que cursinhos rápidos, sem processos avaliativos e pedagógicos podem qualificar e fazer milagre pelo futuro profissional das pessoas. Quem compra essa ilusão, se decepciona. É preciso entender que um processo educativo de qualificação técnica precisa de método específico, infraestrutura,  interação em empresas e professores que atuem nas áreas envolvidas. Além de tudo isso a SETREM tem uma proposta de trabalho diferenciada onde os estudantes são avaliados, ao longo de 12 ou 18 meses, pela sistemática de projetos de trabalho, o que traz a realidade das empresas para dentro dos cursos.  Portanto se você está pensando no seu futuro profissional ou de jovens que o cercam, considere essa ideia: Cursos Técnicos: aqui você sonha e nós desenvolvemos os alicerces para  o seu projeto de vida. 

“Nada pode vencer a atitude quando ela se alia a persistência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário