terça-feira, 28 de junho de 2011

Responsabilidade e disciplina

Nos últimos 30 dias estamos realizando na SETREM os processos de rematrícula dos cursos técnicos e também iniciaram as bancas de apresentação dos projetos. As experiências desse período e as trocas que tive com alguns estudantes me inspiraram a escrever esse post.
Que eu acredito muito nessa nova geração, já expressei e argumentei em outros posts, mas vale a pena salientar novamente: eles têm uma capacidade fantástica para aprendizado e para se concentrar nas coisas que gostam de fazer, paixão pelo novo, capacidade de trabalharem de forma simultanea em diferentes projetos ou ideias. Alguns dos trabalhos apresentados pelos estudantes ontem, mostraram novamente a capacidade de superação e inovação de vocês, meus caros jovens e adolescentes. As gerações mais novas, em especial, estão também sendo mais cobradas e submetidas a valores.
O que então, falta para que esses jovens desenvolvam o seu potencial máximo? Porque ainda precisamos ter momentos de cobranças? Penso que disciplina e responsabilidade sejam palavras importantes nesse processo. Não disciplina militar, mas disciplina no comprometimento com as minhas responsabilidades. Sendo uma pessoa disciplinada vou dar conta dos meus prazos, das minhas atividades, de produzir os resultados que tenho condições concretas de efetivar. Acontece que muitas vezes falta exatamente a cobrança das pessoas em relação a responsabilidade pessoal.
Recebi uma pessoa na minha sala ontem que me afirmou, arguiu, enfim.... A Geração Y quer ser tratada da mesma forma no mundo do trabalho com que são tratados em casa. Ai vem a minha pergunta (que seguidamente me faz pensar sobre):  Será que realmente precisamos ter condutas diferentes, na nossa casa, no nossa escola e no nosso trabalho? Será que somos pessoas diferentes nesses espaços? Nossos filhos serão pessoas com atitudes e visões diferentes nos ambientes que eles estiverem?
Atendo alguns adolescentes e seus pais e quando pergunto sobre atitudes que terão em situações semelhantes no trabalho ou em outros momentos do cumprimento de prazos, essas pessoas me respondem, - ahhh - mas ai é diferente. Talvez esse seja a maior dificuldade que nós mesmos estamos criando para as gerações novas. A disciplina, enquanto fundamento de eu me disciplinar e cumprir com o prometido, com o acordado, deve ser respeitada de forma semelhante desde os nossos primeiros passos para que possamos buscar a construção do nosso objetivo de vida e podermos identificar a nossa missão nesse mundo.
Coisas simples que me foram questionadas essa semana como: seguir uma data, ou um padrão de nomenclatura. Com certeza, coisas simples, mas que revela a forma como conduzimos muitas das nossas responsabilidades. E, quando digo nós me incluo nisso, pois todos, como bons brasileiros vamos em muitos casos empurrando as coisas que precisamos fazer, protelando o nosso disciplinar próprio. Eu mesma hoje, precisei me conscientizar de que fui indisciplinada com a professora do meu filho mais novo, ao não ter entregue, conforme solicitação a foto da avó dele para uma atividade especial. E aí..., serviu o puxão de orelha com certeza e mais que isso, estamos tentando mudar conceitos e práticas que foram se perpetuando ao longo da nossa vida, ou estamos perpetuando os mesmos.
Penso que devemos ser alertados quando nós não cumprimos conosco mesmos os acordos que nos levam para frente. A disciplina não é algo que deve ser vista como uma virtude para os outros olharem, mas sim como um pré-requisito para o nosso desenvolvimento pessoal. Mais ainda para essa nova geração que ao invés de viver para trabalhar e de separar o mundo do trabalho do restante das atividades, como antigamente se fazia, ou seja amigos do trabalho, amigos pessoais... produz um novo paradigma, trabalhar para viver e o trabalho como parte da vida, os amigos do trabalho também serão, em muitos casos os mesmos amigos pessoais.
Se isso muda muita coisa, com certeza. Pais de adolescentes, pais frescos e futuros papais pensem com carinho sobre a forma como despertamos a necessidade de cumprir acordos com os nossos filhos, como eles aprendem a olhar para a necessidade de se disciplinar... Com certeza a forma como eles reagirem em casa, será a forma como reagiram na escola e no trabalho...  Continuo acreditando nesses jovens, mais do que nunca, porém consciente de que precisamos ajuda-los a se dar conta de que o seu compromisso maior é com eles mesmos e que talvez a disciplina seja uma das nossas maiores virtudes, afinal, como dizem por ai: Nada cai do céu. Precisamos disciplina até mesmo quando queremos conquistar alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário