quinta-feira, 30 de junho de 2011

Nova Era e Novas Competências

Em que era estamos afinal de contas? Quando participamos de eventos ou cursos  e, mesmo nas nossas leituras encontramos diferentes definições sobre a era que estamos vivendo nesse momento.  Para alguns ainda estamos vivendo a Era da Informação, para outros estamos na Era do Conhecimento. Se houve falar em Era das Pessoas, Era da Mobilidade, Era da Competência, enfim são várias linhas e formas que estudiosos e ´pitacosos´ (aqueles que dão ´pitacos´ ) nos apresentam.

Uma coisa é certa, estamos em uma era diferente, com toda a certeza. Alguns a chama também de Era da Conectividade, ou Era da Competência e, ainda iremos falar na Era da Sabedoria.

Convém resgatarmos um pouco isso e olharmos para o que a história também nos mostra. A primeira grande mudança que aconteceu deu-se com o descobrimento de que o homem era capaz de produzir o seu próprio alimento. Esse período foi conhecido como a Era Agrícola caracterizado pelo fato do ser humano abandonar suas características nômades e passar a sobreviver da sua própria produção.

O segundo momento caracterizou-se pela revolução industrial, não pelo fato de que as indústrias em si se desenvolveram nessa época, mas o porque elas cresceram e se desenvolveram. O grande ícone desse período com certeza foi o trem a vapor, ´a Maria Fumaça´,  pois foi através desse novo meio de transporte que as comunidades deram iniciam as suas produções excedentes e os seus primeiros passos ao que conhecemos hoje como globalização. Com certeza essa palavrinha tão explorada dos dias de hoje ´globalização´, nasce nesse período.

Depois disso passamos ao que muitos conhecem por a Era da Informação.  Para muitos a era da informação caracteriza-se pelo surgimento de computadores e novas tecnologias. Contudo, da mesma forma que na Era Industrial, o que transformou e possibilitou avanços significativos nessa era também foi um meio de transporte, só que desta vez, um meio de transporte virtual, que levava nossas informações e passava a conectar sonhos, anseios e projetos de pessoas distantes. Esse novo meio é a Internet e, ela com certeza é a responsável por toda a evolução que segue esse período, conhecido como o período em que aconteceu a maior mudança em termos de tempo, de possibilidade de acesso e de produção de novos dados, que até então se tinha registro.

A quarta era é conhecida por Era do Conhecimento e propunha um avanço a mais em relação a era anterior. Os autores que a apresentam e a defendem, como por exemplo Alvin Tofler, tem no viés dos seus estudos a necessidade das pessoas utilizarem-se dessa massa de informações de forma a produzir novos conhecimentos e não apenas acumular informações sem sentido. A própria era propõe uma socialização ainda maior do que se sabe, pois defende que a diferença está na capacidade que cada pessoa tem para usar as informações e gerenciar o seu conhecimento. Em função disso alguns também apresentam esse período como a Era da Gestão de Competências.

Na evolução natural a área de tecnologia caminha hoje para a exploração massiva de recursos que possibilitam a mobilidade ao ser humano, por isso para alguns vivemos a era da mobilidade, da conectividade...

Isso parece até ilário... saímos de uma situação na qual eramos nômades, ou seja, totalmente móveis, pois o que precisávamos, naquela época, como seres humanos,  estava conosco, para avançarmos e nos deparamos com um desejo inexplicáveis de vivermos e convivermos com a mobilidade, com o poder estar indo para qualquer lugar e ter o meu escritório virtual junto comigo mesmo que ele esteja nas nuvens, ou seja, para onde vou, tenho o que preciso.

Enfim definir e afirmar com certeza as eras e períodos  é algo que requer um pouco mais de estudo e de análise contextual, identificando para onde queremos focar a escrita ou os relatos apresentados. O meu objetivo  era refletirmos sobre isso e nos darmos conta de que vivemos realmente em ciclos, mesmo não percebendo isso, muitas vezes nos encontramos dentre de processos  que nos parecem ou muito fácil ou extramente enrolados.

Eu particularmente acredito que estamos caminhando para a Era da Sabedoria, onde as pessoas irão se utilizar de informações, conhecimentos e conexões, buscando resgatar valores e respeitar emoções para incentivar o desenvolvimento da sabedoria, aqui concebida como a capacidade das pessoas mobilizarem seu valores, atitudes e emoções a fim de transformarem o conhecimento em um bem maior para si e para a humanidade. E, essa capacidade, com certeza, serão as competências que vamos querer ver em nossos filhos, nossos colaboradores e, muito provavelmente em nós mesmos. O desafio é grande... mas, hoje como dizem: a dinâmica é outra, pois se antigamente você era ultrapassado por não acompanhar as mudanças, hoje você é jogado para fora da estrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário